Avançar para o conteúdo principal

Internacional :OS JOVENS DEVERÃO ASSUMIR A LIDERANÇA EM ÁFRICA, DIZ O MUSICO ZIMBABWEANO THOMAS MAPFUMO


“África está cheia de líderes corruptos. E tão pouco avançamos”, afirma.
O músico zimbabweano Thomas Mapfumo diz que o futuro de África depende dos jovens, que deverão assumir o poder.

“Eles têm novas ideias, estudaram, sabem muitas coisas,” afirma em entrevista à VOA.

Para Mapfumo o subdesenvolvimento de África deriva da corrupção dos seus dirigentes.

“Creio que os problemas que temos agora tem a ver com a velha geração, que não quer sair do poder. E muitos de nós somos corruptos. África está cheia de líderes corruptos. E tão pouco avançamos”, diz.

Por outro lado, o desenvolvimento de África, diz o artista, pela amizade entre os países: “Africa deverá ser unida. Veja que tivemos xenofobia na África do Sul. Como é que podes chamar a um africano de estrangeiro em África? Será isso bom?

Mapfumo é conhecido pela frontalidade na abordagem de questões sociais e politicas. Cantou contra a dominação do seu país pela Inglaterra. Apoiou a luta de Roberto Mugabe pela independência, mas foi um dos primeiros que condenaram a sua governação.

“Ele (Mugabe) era um herói, mas agora é um corrupto, ditador, ladrão”, diz Mapfumo.

Para Mapfumo, Mugabe é responsável pela situação de pobreza vivida no Zimbabwe, que “de celeiro da região passou a ser um dos países mais pobres do mundo”, onde “o povo não sabe o que é a liberdade”.

Thomas Mapfumo, nascido em 1945, em Marondera, no Zimbabwe, iniciou a carreira na década de 1970, na pequena cidade mineira de Mhangura. O seu primeiro grupo foi o Hallelujah Chicken.

Em 1978 fundou o grupo Blacks Unlimited, com o qual actuou na independência do Zimbabwe, em 1980, na companhia de Bob Marley.

No ano 2000 saiu do país e fixou-se nos Estados Unidos da América. Raramente visita a terra natal.

Os Patriótas /A.S

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

IX CONGRESSO DO PAIGC

Os delegados ao IX (nono) Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC) aprovaram o relatório do Comité Central do partido libertador, documento este que reflete os trabalhos realizados durante os quatro anos da direção cessante liderado por Domingos Simões Pereira. De acordo com o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, os delegados aprovaram ainda as alterações dos Estatutos do partido, que segundo Vieira, visam reforçar as raízes do partido com base na disciplina. “A alteração dos Estatutos foi aprovada por unanimidade com um voto contra”, nota João Bernardo Vieira. O jornal O Democrata soube que o único voto contra é do Octávio Lopes, o opositor solitário da direção cessante dos libertadores. O artigo sexto do estatuto dos libertadores tido como foco dos conflitos internos, foi totalmente suprimido, revelou João Bernardo Vieira. O referido artigo zelava pela existência de sensibilidades dentro do PAIGC. A novidade do I...