Avançar para o conteúdo principal

BRASIL : Está em Curso um Genocídio da População Negra


Diz relatório do Senado
CPI sobre violência contra jovens conclui que um negro entre 15 e 29 anos morre a cada 23 minutos.
O relatório da Comissão de Inquérito Parlamentar do Senado brasileiro sobre o assassinato de jovens brasileiros concluiu que 23.100 jovens negros de 15 a 29 anos são assassinados, ou seja, uma vítima de homicídio a cada 23 minutos.

A taxa de homicídios entre os jovens negros é quase quatro vezes maior em comparação aos jovens brancos.

Ao todo, 80 por cento dessas vítimas são alvos de armas de fogo.
O documento aponta três caminhos para a solução deste problema já considerado uma epidemia nacional: um Plano Nacional de Redução de Homicídios de Jovens, transparência de dados sobre segurança pública e violência e o fim dos autos de resistência, um termo usado pela policia que alega legítima defesa ao matar um suspeito.

De acordo com a ONU e a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012, o Brasil foi responsável por 10 por cento de todos os homicídios do mundo e possui 21 das 50 cidades com mais assassinatos em todo o planeta.

O senador Lindbergh Farias, do PT, autor do relatório da CPI, reforça a tese de que está em curso no Brasil um genocídio da população negra e acrescenta que essas mortes se relacionam à violência policial, à guerra do tráfico e ao racismo.

“Analisando os dados da violência sobre a perspectiva da desigualdade racial, a violência tem uma vítima preferencial: o jovem negro que reside em favelas e periferias. A segurança pública brasileira segue a lógica da guerra. Autorizada pela sociedade, a polícia executa não só jovens envolvidos com o crime, mas também jovens que não têm nada a ver com ele. Estamos presenciando um verdadeiro genocídio dessa nossa juventude negra. Constatamos que o Estado brasileiro em sua amplitude vem sistematicamente dizimando a nossa população negra e a maioria jovem de origem pobre. Por esse motivo concluímos que o genocídio da população negra é a expressão que melhor se enquadra à realidade atual do Brasil”, denunciou Farias.

O Senado aponta acções para reverter esse cenário e combater o que é considerada por muitos uma cultura da violência, baseada no racismo e no preconceito.

Entre as questões estão a política de combate às drogas, a reforma do sistema de segurança pública, o encarceramento e a redução da maioridade penal.

“A política de guerra às drogas não está resolvendo. Não estamos resolvendo o consumo de drogas no Brasil e estamos matando muita gente. Temos que entrar a fundo neste debate de legalização de algumas drogas porque do jeito que está tem muita gente morrendo. Espero que a gente consiga sensibilizar as autoridades brasileiras para criar um pacto pela redução de homicídios no Brasil. Um pacto que envolva o Governo Federal e os Estados com metas e também a sociedade civil”, concluiu o relator da CPI do Senado sobre o assassinato de jovens brasileiros.

VOA COM OS PATRIÓTAS /A.S

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

MANUEL NASCIMENTO REELEITO PRESIDENTE DA F.F.G.B

Manuel Nascimento Lopes vulgo Manelinho foi reeleito Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) com trinta e dois votos ao favor correspondente a 68%, contra os quinze de 31% do seu adversário, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes.  Cinco candidatos concorreram sábado 18 de junho, a liderança da FFGB. Nomeadamente, os candidatos Augusto Viegas, apoiado pelo Futebol Club de Cuntum, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes, Caito Teixeira Presidente da Estrela Negar de Bissau, Hinum Embaló membro do Comité Executivo da FFGB cessante e Manuel Nascimento Lopes Presidente Cessante desta instituição federativa de futebol. No acto eleitoral, os trinta e seis clubes, entre os quais catorze da primeira divisão e Associações Desportivas cumpriram o processo, que culminou com a segunda volta entre os candidatos Manuel Nascimento Lopes com vinte nove votos expressos correspondente a 60% contra treze de Bubacar Conté, que veio conferi...

"ESTOU PRONTA PARA IR PARA A LUTA"DIZIA CARMEN PEREIRA EM 1961

Como é sabido, foi quarta-feira 8, a enterrar em Bissau, Carmen Pereira, figura histórica da luta de libertação da Guiné e de Cabo Verde. A ela dedicamos no domingo 12 de Julho a rubrica "África. Vozes Femininas"  em homenagem à sua vida e acção em prol da libertação e progresso da África. Fazemo-la repropondo aqui uma entrevista que ela concedera a Dulce Araújo, na Cidade da Praia, por ocasião do Simpósio Internacional Amílcar Cabral que se realizou de 9 a 12 de Setembro de 2004, na capital cabo-verdiana. Carmen estava ali em representação do PAICG, histórico Partido da Independencia dos dois países e que estava então no poder na Guiné-Bissau. Já de bengala, forte, e imponente, assim como também bonita, simpática e disponível a conversar, Carmén Pereira, falou dos cargos que teve no âmbito da luta de libertação, na  Frente de combate, como comissária política e como encarregada de Saúde. Foi também membro do Conselho Superior e do Comité Executivo ...