Avançar para o conteúdo principal

DR. BACIRO DJA ACUSA O ANTIGO GOVERNO DE COMETER DERRAPAGEM E PROMETE ACIONAR MECANISMO PARA O ESCLARECIMENTO



O primeiro-ministro, Baciro Djá, promete accionar mecanismos para esclarecimento de “derrapagem constatada no ministério das finanças durante o exercício do anterior governo”



Baciro Djá, que falava, ontem a noite, durante as celebrações de mais um aniversário da declaração da independência dos EUA, pede ainda o continuo apoio da comunidade internacional na área económica e financeiro “apesar de a grave derrapagem constatada nas finanças pública como foi afirmado pelo Fundo Internacional Monetário”.


“Vimos confirmar o nosso total empenho em garantir a continuidade do estado defendendo, desde já, o total esclarecimento destes assuntos em sede própria”, afirma Baciro Djá que afirma ainda que sem apoios os esforços no combate a corrupção e impunidade serão ameaçados e comprometidos nos esforços da edificação de um verdadeiro estado de direito democrático.

De acordo com informações, o governo anterior ignorara o conselho do FMI ao desencadear “a compra de empréstimo mal parados” e na sequência deste comportamento a instituição financeira anunciou que vai reter os seus pagamentos futuros com a Guiné-Bissau, a menos que o governo recue na sua decisão de compra destes empréstimos.

Entretanto, na sua página no facebook, o antigo ministro das finanças, Geraldo Martins, desmente a notícia sobre a suspensão dos desembolsos do Fundo Monetário Internacional à Guiné-Bissau é falsa.

“No FMI decisões desta natureza apenas são tomadas pelo Conselho de Administração. A última vez que este Conselho se debruçou sobre a Guiné-Bissau foi em 10 de Julho de 2015”, explica Geraldo Martins.

No entanto, o chefe do governo, que depois de tomar posse foi desencadeada várias reivindicações, inclusive da barricada dos membros do antigo governo na prematura, afirma ainda que a luta do seu executivo é contra o tráfico de drogas, ao branqueamento de capitais e ao terrorismo.

“ (…) Continuamos a precisar da ajuda substancial da comunidade internacional para o combate ao desemprego jovem, na luta contra as grandes endemias e no reforço do sistema nacional de educação”, refere.

Os Patriótas /A.S

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

IX CONGRESSO DO PAIGC

Os delegados ao IX (nono) Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC) aprovaram o relatório do Comité Central do partido libertador, documento este que reflete os trabalhos realizados durante os quatro anos da direção cessante liderado por Domingos Simões Pereira. De acordo com o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, os delegados aprovaram ainda as alterações dos Estatutos do partido, que segundo Vieira, visam reforçar as raízes do partido com base na disciplina. “A alteração dos Estatutos foi aprovada por unanimidade com um voto contra”, nota João Bernardo Vieira. O jornal O Democrata soube que o único voto contra é do Octávio Lopes, o opositor solitário da direção cessante dos libertadores. O artigo sexto do estatuto dos libertadores tido como foco dos conflitos internos, foi totalmente suprimido, revelou João Bernardo Vieira. O referido artigo zelava pela existência de sensibilidades dentro do PAIGC. A novidade do I...