Avançar para o conteúdo principal

Discurso do presidente da República na cerimónia de tomada de posse do Governo de Aristides Gomes


O Presidente José Mário Vaz falava, esta quinta-feira (26), no durante a tomada de posse dos novos membros do governo fruto do acordo conseguido em Lomé – Togo.
Mário Vaz lembra que governar é pensar no bem-estar de todos e criando condições favoráveis para as eleições legislativas transparentes e justas que deverão ter lugar a 18 de Novembro do corrente ano.
“A confiança depositada neste governo deve ser encarregada como uma missão de trabalho e de resultados concretos. A governação é prestação do serviço público. Ser nomeado um membro do governo deve deixar de ser considerado um privilégio ou um lugar de conforto e de visibilidade para ser encarado como uma missão patriótica de servir o nosso povo e dar mais do que receber., enfatiza.
O presidente lembra que o país dispõe em pouco mais de seis semestres para as próximas eleições mas, sustenta que, apesar do escasso tempo disponível ainda “temos tempo para trabalharmos juntos com uma missão e desafios imediatos e um calendário temporal que não pára de contar”.
“É importante manter o rigor, a disciplina e o estado saudável da nossa economia de modo a preservar os ganhos conquistados na gestão das finanças públicas”, adverte.
O chefe da Nação considera hoje o dia especial para o país e para os guineenses devido a presença dos presidentes dos partidos políticos representados no parlamento na cerimónia de posse dos membros do governo.
O novo Governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, foi nomeado ontem (quarta-feira), depois de intensas negociações com a participação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O destaque no elenco é a pasta do Ministério da Economia e Finanças, que fica sob a tutela do primeiro-ministro, Aristides Gomes.
O elenco está dividido em 26 Pastas, sendo repartidos em 18 Ministérios e 8 Secretarias de Estado. Fazem parte apenas quatro (04) mulheres (3 ministras e 1 secretária de Estado)
Os patriotas com RSM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

IX CONGRESSO DO PAIGC

Os delegados ao IX (nono) Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC) aprovaram o relatório do Comité Central do partido libertador, documento este que reflete os trabalhos realizados durante os quatro anos da direção cessante liderado por Domingos Simões Pereira. De acordo com o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, os delegados aprovaram ainda as alterações dos Estatutos do partido, que segundo Vieira, visam reforçar as raízes do partido com base na disciplina. “A alteração dos Estatutos foi aprovada por unanimidade com um voto contra”, nota João Bernardo Vieira. O jornal O Democrata soube que o único voto contra é do Octávio Lopes, o opositor solitário da direção cessante dos libertadores. O artigo sexto do estatuto dos libertadores tido como foco dos conflitos internos, foi totalmente suprimido, revelou João Bernardo Vieira. O referido artigo zelava pela existência de sensibilidades dentro do PAIGC. A novidade do I...