Avançar para o conteúdo principal

IX CONGRESSO DO PAIGC

SIMÕES PEREIRA PROMETE LEVAR PAIGC AS RÉDEAS DE GOVERNAÇÃO

Domingos Simões Pereira, reeleito presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) no IX Congresso Ordinário, prometeu no seu discurso de vitória aos delegados que trabalhará para levar de novo o partido de Cabral as rédeas de governação, bem como organizar todas as estruturas do partido.

Simões Pereira disse que a reunião magna que terminou com a sua reeleição está-se a fazer história na Guiné-Bissau, acrescentando que o PAIGC escolheu quem quer que esteja a sua frente, assim como o futuro da governação do país durante os próximos quatro anos. Garantiu, no entanto, que vai assumir os dois desafios.

Pereira sugeriu o nome do veterano Carlos Correia para o cargo de Presente honorário do partido, tendo sido respondido com palmas da parte dos delegados que aprovaram por unanimidade o nome de ex-primeiro-ministro e antigo primeiro vice-presidente do partido na direção cessante.

Simões Pereira considera que o PAIGC é um partido de massa. Prometeu, no entanto, levar junto das sedes regionais a padronização da forma de funcionamento do partido, assim como dar ouvidos às populações.

“Hoje é dia de festa, mas amanhã será dia do trabalho, adverte DSP, referindo-se ao calendário eleitoral que diz estar muito apertado.

Por outro lado, desafiou os jovens libertadores a se deslocarem ao terreno, ou seja, as bases do PAIGC, onde na sua visão, existem “problemas” por resolver.

Assegurou que vai continuar com o cadastro dos seus militantes. Desafiando, assim o partido libertador, a começar a suportar suas próprias despesas.

Prometeu o período de graça (pagamento de quotas em dívida) aos militantes do PAIGC até dezembro de 2017, mas de janeiro de 2018, o militante que atrasar com a quota corre o risco de perder a militância.

Domingos Simões Pereira promete contemplar os jovens e mulheres como prioridades, acrescentando que mesmo o candidato às eleições presidenciais terá que assumir os dois compromissos: com o PAIGC e com o povo da Guiné-Bissau.

Adverte que a disciplina tem que reinar no seio do PAIGC. Apelou a paz, acrescentando que a Guiné-Bissau precisa de 4 ou 5 anos de paz.

“Hoje é dia de esperança, que simboliza o regresso do partido do Amílcar Cabral a rédea de governação. Este é o momento de orgulho de todos nós, mas também de muita responsabilidade”, notou o recém-reeleito líder dos libertadores.

Por último, Simões Pereira, apresentou a lista de composição da sua direção: Presidente, Domingos Simões Pereira;  1° Vice-presidente, Cipriano Cassamá; 2° Vice-presidente Maria Odete Costa Semedo;  3° Vice-presidente, Califa Seidi e 4° Vice-presidente, Maria Adiatu Djaló  Nandigna.

Por:OdemocrataGB/OS PATRIOTAS 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

MANUEL NASCIMENTO REELEITO PRESIDENTE DA F.F.G.B

Manuel Nascimento Lopes vulgo Manelinho foi reeleito Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) com trinta e dois votos ao favor correspondente a 68%, contra os quinze de 31% do seu adversário, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes.  Cinco candidatos concorreram sábado 18 de junho, a liderança da FFGB. Nomeadamente, os candidatos Augusto Viegas, apoiado pelo Futebol Club de Cuntum, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes, Caito Teixeira Presidente da Estrela Negar de Bissau, Hinum Embaló membro do Comité Executivo da FFGB cessante e Manuel Nascimento Lopes Presidente Cessante desta instituição federativa de futebol. No acto eleitoral, os trinta e seis clubes, entre os quais catorze da primeira divisão e Associações Desportivas cumpriram o processo, que culminou com a segunda volta entre os candidatos Manuel Nascimento Lopes com vinte nove votos expressos correspondente a 60% contra treze de Bubacar Conté, que veio conferi...

"ESTOU PRONTA PARA IR PARA A LUTA"DIZIA CARMEN PEREIRA EM 1961

Como é sabido, foi quarta-feira 8, a enterrar em Bissau, Carmen Pereira, figura histórica da luta de libertação da Guiné e de Cabo Verde. A ela dedicamos no domingo 12 de Julho a rubrica "África. Vozes Femininas"  em homenagem à sua vida e acção em prol da libertação e progresso da África. Fazemo-la repropondo aqui uma entrevista que ela concedera a Dulce Araújo, na Cidade da Praia, por ocasião do Simpósio Internacional Amílcar Cabral que se realizou de 9 a 12 de Setembro de 2004, na capital cabo-verdiana. Carmen estava ali em representação do PAICG, histórico Partido da Independencia dos dois países e que estava então no poder na Guiné-Bissau. Já de bengala, forte, e imponente, assim como também bonita, simpática e disponível a conversar, Carmén Pereira, falou dos cargos que teve no âmbito da luta de libertação, na  Frente de combate, como comissária política e como encarregada de Saúde. Foi também membro do Conselho Superior e do Comité Executivo ...