Avançar para o conteúdo principal

ANGOLA: O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ANGOLANO INSTAURA PROCESSO CONTRA JUIZ QUE JULGOU 17 ACTIVISTAS


Em causa, o comportamento de Januário Domingos José.
O Tribunal Supremo de Angola mandou instaurar um processo disciplinar ao juiz do Tribunal Provincial de Luanda, Januário domingos José, que julgou e condenou os 17 activistas pelos crimes de rebelião, tentativa de golpe de Estado e associação de malfeitores.

A decisão consta do acórdão relativo ao habeas corpus que ditou a libertação dos referidos activistas na semana passada.

A retenção do recurso no juízo de primeira instância, o procedimento adoptado e a decisão tomada por Januário Domingos José estão na base da decisão do Tribunal Supremo.

David Mendes, membro da equipa dos advogados de defesa, diz que o documento que orienta a abertura do processo afirma que o juiz da primeira instância colocou deliberadamente os 17 activistas nas cadeias.

Mendes afirma que caberá ao Conselho Superior da Magistratura determinar “a punição a dar ao juiz”.

Por outro lado, e visando disciplinar os juízes, David Mendes revela que os advogados vão remeter um processo também ao Conselho de Magistratura “para que percebam que o poder deles não é absoluto, mas sim está na lei”.

Recorde-se que os 17 activistas encontram-se em liberdade sob Termo de Identidade e Residência.

O activista Francisco Gomes Mapanda, conhecido por “Dago Nível” condenado a 8 meses por classificar de “palhaçada” o julgamento dos 17 activistas, enquanto o mesmo decorria, continua detido.

VOA COM OS PATRIÓTAS 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

IX CONGRESSO DO PAIGC

Os delegados ao IX (nono) Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC) aprovaram o relatório do Comité Central do partido libertador, documento este que reflete os trabalhos realizados durante os quatro anos da direção cessante liderado por Domingos Simões Pereira. De acordo com o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, os delegados aprovaram ainda as alterações dos Estatutos do partido, que segundo Vieira, visam reforçar as raízes do partido com base na disciplina. “A alteração dos Estatutos foi aprovada por unanimidade com um voto contra”, nota João Bernardo Vieira. O jornal O Democrata soube que o único voto contra é do Octávio Lopes, o opositor solitário da direção cessante dos libertadores. O artigo sexto do estatuto dos libertadores tido como foco dos conflitos internos, foi totalmente suprimido, revelou João Bernardo Vieira. O referido artigo zelava pela existência de sensibilidades dentro do PAIGC. A novidade do I...