Avançar para o conteúdo principal

ZIMBÁBUE : PRIMEIRA DAMA GRACE MUGABE AFIRMOU PUBLICAMENTE QUE O SEU MARDO FOI INDICADO POR DEUS PARA GOVERNAR ATÉ AO FIM DA VIDA



Em 1996, o casamento de Mugabe com Grace, sua secretária e amante, foi apelidado pela imprensa como boda do século

Zimbabué: Líderes da igreja juntam-se a movimento anti-Mugabe
A primeira-dama do Zimbábue, Grace Mugabe, afirmou publicamente que o seu marido foi indicado por Deus para governar até ao fim da vida, e precisa que ele é “insubstituível”.

“… Tu foste escolhido por Deus porque és fiel a Deus, ele escolheu-te antes de teres nascido”, disse a primeira-dama dirigindo-se aos apoiantes do presidente Robert Mugabe, durante a Marcha de Um Milhão De Homens, realizada no mês passado.

Mas os líderes da igreja parecem ter uma perspetiva diferente. Têm-se tornado cada vez mais críticos das políticas do líder de 92 anos. A tendência parece estar a mudar à medida que a economia do país sofre uma queda, amplamente atribuída à suposta má governação e corrupção de Mugabe.

“Taneta (Estamos cansados)”, disse Tudor Bismack num sermão, no qual lamenta o agravamento da corrupção e alegada má governação e compara o Zimbabué à Quinta Animal de George Orwell. O sermão tornou-se viral nas redes sociais.

Utilizando os exemplos da Bíblia repleta de líderes que tiveram papéis políticos, desde o rei Saul, David, Salomão e muitos mais, os líderes da igreja do Zimbabué têm utilizado vários métodos, para intervir na vida política do país, desde campanhas nos meios de comunicação, redes sociais e confronto direto. Muitos foram penalizados por tentar afastar Mugabe do poder.

Na semana passada, o Destino Divino do Zimbabué (ZDD), Voz Profética Cristã do Zimbabué, Voz Cristã, Comissão Católica para a Justiça e Paz, Aliança Cristã e Rede Oração Zimbabué, entre outros, convocaram uma reunião condenando o regime Mugabe por abusar de direitos dos cidadãos e a implementação de políticas inviáveis.

Alguns clérigos sentem que a tendência da oposição é impulsionada pelo maior acesso à informação através de plataformas mais recentes, como Facebook, Twitter e WhatsApp que são difíceis de censurar comparando com os meios de comunicação tradicionais.

Os patriótas 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

IX CONGRESSO DO PAIGC

Os delegados ao IX (nono) Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC) aprovaram o relatório do Comité Central do partido libertador, documento este que reflete os trabalhos realizados durante os quatro anos da direção cessante liderado por Domingos Simões Pereira. De acordo com o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, os delegados aprovaram ainda as alterações dos Estatutos do partido, que segundo Vieira, visam reforçar as raízes do partido com base na disciplina. “A alteração dos Estatutos foi aprovada por unanimidade com um voto contra”, nota João Bernardo Vieira. O jornal O Democrata soube que o único voto contra é do Octávio Lopes, o opositor solitário da direção cessante dos libertadores. O artigo sexto do estatuto dos libertadores tido como foco dos conflitos internos, foi totalmente suprimido, revelou João Bernardo Vieira. O referido artigo zelava pela existência de sensibilidades dentro do PAIGC. A novidade do I...