Avançar para o conteúdo principal

TECNOLOGIA: Arquiteto Apresenta Impressora 3D Para construir Edifício Sem Princípio Nem Fim


Um arquiteto holandês apresentou esta quarta-feira uma impressora 3D, a primeira do tipo, com a qual pretende construir um edifício "sem começo, nem fim", com a forma de um caracol infinito.
"É como uma impressora normal", disse à AFP o arquiteto responsável pelo projeto, Janjaap Ruijssenaars, mas "em vez de depositar tinta sobre uma folha de papel, depositamos um líquido sobre uma lâmina de areia, que solidifica no local onde foi colocado o líquido". Ruijssenaars, da Universo Arquitetura de Amsterdam, quer imprimir o edifício, de aproximadamente 1 100 metros quadrados, como um anel de Möbius, utilizando esta enorme impressora do tipo D-Shape.

O chamado anel de Möbius é uma figura matemática, com apenas uma face, sem princípio nem fim. Mediante a sobreposição progressiva de finas camadas de material (5-10 mm), esta impressora, desenhada pelo engenheiro italiano Enrico Dini, pode imprimir elementos 3D de até seis metros de altura e seis metros de largura. O ambicioso projeto foi visto pela primeira vez em 2013, e a equipa contactou com vários sócios, esperando poder iniciar a construção "nos próximos anos".

Está previsto que o edifício, que também incluirá elementos de desenho mais tradicionais, seja utilizado como um espaço para exposições. O plano inicial não era imprimir o edifício, e sim construí-lo, mas percebeu-se que a impressora 3D era a forma mais prática de fazê-lo segundo o desejo do arquiteto: sem princípio, nem fim. Este não será o primeiro edifício 3D do mundo, já que foram realizados projetos similares na China e no Dubai, ainda que tivessem sido utilizados métodos distintos. 
Os Patriótas .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

IX CONGRESSO DO PAIGC

Os delegados ao IX (nono) Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC) aprovaram o relatório do Comité Central do partido libertador, documento este que reflete os trabalhos realizados durante os quatro anos da direção cessante liderado por Domingos Simões Pereira. De acordo com o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, os delegados aprovaram ainda as alterações dos Estatutos do partido, que segundo Vieira, visam reforçar as raízes do partido com base na disciplina. “A alteração dos Estatutos foi aprovada por unanimidade com um voto contra”, nota João Bernardo Vieira. O jornal O Democrata soube que o único voto contra é do Octávio Lopes, o opositor solitário da direção cessante dos libertadores. O artigo sexto do estatuto dos libertadores tido como foco dos conflitos internos, foi totalmente suprimido, revelou João Bernardo Vieira. O referido artigo zelava pela existência de sensibilidades dentro do PAIGC. A novidade do I...