Avançar para o conteúdo principal

REPÚBLICA CENTRO AFRICANA : Tensões Regressam Com Partida Das Forças Francesas


Polícias raptados em Bangui, aldeias atacadas, rebeldes que não desarmam, após vários meses de calma, a República Central Africana (RCA) revive a violência enquanto a força militar francesa Sangaris deixa o país.

Apesar da época de trégua que se viveu depois da visita do Papa Francisco, em novembro de 2015, altura em que os centro-africanos elegeram um novo presidente, Faustin-Archange Touadéra, que viria terminar uma transição política caótica e trazer estabilidade ao país após três anos de conflitos, a situação de segurança permanece extremamente frágil, como demonstram as novas tensões em Bangui, na semana passada, as maiores desde a eleição de Touadéra. Seis policiais foram feitos reféns por um “vigilante” no PK5, o bairro muçulmano de Bangui, onde uma operação dos Capacetes Azuis da Minusca resultou em sete mortos e cerca de vinte feridos, segundo fontes hospitalares.

“Estamos face a grupos armados que possuem armas de guerra”, declarou o ministro da Segurança, Jean-Serge Bokassa, contactado pela AFP, “enquanto não forem desarmados, não haverá calma duradoura e continuarão a ser registados picos de violência”.

“Esses grupos são criminosos e nada mais, envolvem-se em atividades de banditismo e matam impunemente, não têm uma agenda política”, disse o ministro, “esperamos que a Minusca consiga neutralizar todos aqueles que desafiam a autoridade do estado “.

Os 12.000 tropas da Missão das Nações Unidas na RCA (Minusca) colocados no país encontram-se hoje na linha da frente, enquanto se aguarda a fundação – ainda distante – de um exército centro-africano.

A França terminou a operação Sangaris, desencadeada na emergência em dezembro de 2013 para travar os assassinatos sectários entre ex-rebeldes Seleka e milícias cristãs Anti-Balaka.

Os efetivos franceses, resumem-se agora a 350 homens – contra 2.500 no auge das tensões – e destinam-se a ser uma “força de reserva tática” em apoio à força da ONU, tal como confirmou Paris.

Várias fações dissidentes das antigas milicias Seleka, que assumiu o poder em março 2013, antes de serem expulsos no início de 2014 – continuam a ameaçar redutos norte e leste, incluindo a Frente Popular para o Renascimento Centro-africano do general Adam  Nourredine, alvo de sanções internacionais.

OS PATRIÓTAS 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

MANUEL NASCIMENTO REELEITO PRESIDENTE DA F.F.G.B

Manuel Nascimento Lopes vulgo Manelinho foi reeleito Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) com trinta e dois votos ao favor correspondente a 68%, contra os quinze de 31% do seu adversário, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes.  Cinco candidatos concorreram sábado 18 de junho, a liderança da FFGB. Nomeadamente, os candidatos Augusto Viegas, apoiado pelo Futebol Club de Cuntum, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes, Caito Teixeira Presidente da Estrela Negar de Bissau, Hinum Embaló membro do Comité Executivo da FFGB cessante e Manuel Nascimento Lopes Presidente Cessante desta instituição federativa de futebol. No acto eleitoral, os trinta e seis clubes, entre os quais catorze da primeira divisão e Associações Desportivas cumpriram o processo, que culminou com a segunda volta entre os candidatos Manuel Nascimento Lopes com vinte nove votos expressos correspondente a 60% contra treze de Bubacar Conté, que veio conferi...

"ESTOU PRONTA PARA IR PARA A LUTA"DIZIA CARMEN PEREIRA EM 1961

Como é sabido, foi quarta-feira 8, a enterrar em Bissau, Carmen Pereira, figura histórica da luta de libertação da Guiné e de Cabo Verde. A ela dedicamos no domingo 12 de Julho a rubrica "África. Vozes Femininas"  em homenagem à sua vida e acção em prol da libertação e progresso da África. Fazemo-la repropondo aqui uma entrevista que ela concedera a Dulce Araújo, na Cidade da Praia, por ocasião do Simpósio Internacional Amílcar Cabral que se realizou de 9 a 12 de Setembro de 2004, na capital cabo-verdiana. Carmen estava ali em representação do PAICG, histórico Partido da Independencia dos dois países e que estava então no poder na Guiné-Bissau. Já de bengala, forte, e imponente, assim como também bonita, simpática e disponível a conversar, Carmén Pereira, falou dos cargos que teve no âmbito da luta de libertação, na  Frente de combate, como comissária política e como encarregada de Saúde. Foi também membro do Conselho Superior e do Comité Executivo ...