Avançar para o conteúdo principal

04 DE JUNHO MORREU CARMEN PEREIRE AOS 79 ANOS DE IDADE




Carmen Pereira nasceu em 1937,  é uma politóloga da Guiné-Bissau. Foi durante três dias, em 1984, a presidente em exercício, tendo sido a primeira mulher na presidência de um país na África e a única na história da Guiné-Bissau.

Infância e Juventude
Carmen era filha de um dos poucos advogados africanos na então Guiné Portuguesa. Casou-se jovem e tanto ela como o seu marido se envolveram na guerra da independência contra Portugal, a qual seguia a onda de 1958-61 de descolonização que tinha liberto os vizinhos do território do domínio europeu.

Luta pela independência da Guiné-Bissau
Carmen Pereira ingressa na luta pela libertação em 1961, após o seu marido fugir para a Guiné-Conacri, perseguido pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado - Direção Geral de Segurança (PIDE/DGS).

Pereira e seu marido eram ambos ativos no partido. Em 1966, o Comité Central do PAIGC começou a mobilizar as mulheres em pé de igualdade como os homens, e Pereiratornou-se uma líder no movimento político, e tornando-se uma das pessoas chaves na luta independentista. Embora poucas mulheres lutaram na linha de frente, o PAIGC procurou uma melhor igualdade de género em uma sociedade com papéis sexuais fortemente definidos. Outros líderes dessas mulheres que emergiram desse esforço no PAIGC incluí-se Teodora Gomes, Francisca Pereira e a lendária, Titina Silla, que foi assassinada pela forças coloniais. Nessa ambiência Carmen Pereira se tornou uma líder de alto escalão político e delegada na Organização Pan-africana de Mulheres na Argélia. Chegou a ser obrigada a deixar o país, vivendo por um tempo em Senegal daí indo para a União Soviética estudar medicina.

Cargos políticos
Mais tarde, em seu retorno à Guiné-Bissau, ela era ativa, tanto em saúde como em assuntos políticos e foi eleita para a Assembleia Popular Nacional e sendo eleita vice-presidente da Assembleia entre 1973 a 1984. De 1975 a 1980 foi presidente do Parlamento de Cabo Verde e Guiné-Bissau. De 1981 a 1983 Pereira foi ministra da Saúde e Assuntos Sociais da Guiné-Bissau.

Presidente da Guiné-Bissau
Em 1984 é novamente eleita para a presidência da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau cargo que deixou em 1989 para ser membro do Conselho de Estado. Como o presidente da Assembleia Nacional, assumiu o cargo de Presidente da Guiné-Bissau no período de 14 a 16 de maio de 1984 quando uma nova constituição foi introduzida. Pereira atuou como membro do Conselho de Estado de 1989 a 1990, e foi ministra de Estado para os Assuntos Sociais, nos anos de 1990 e 1991. Por último foi Vice-Primeira-Ministra da Guiné-Bissau até 1992.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

LANÇADO NOVO BILHETE DE IDENTIDADE DA CEDEAO

A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...

MANUEL NASCIMENTO REELEITO PRESIDENTE DA F.F.G.B

Manuel Nascimento Lopes vulgo Manelinho foi reeleito Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) com trinta e dois votos ao favor correspondente a 68%, contra os quinze de 31% do seu adversário, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes.  Cinco candidatos concorreram sábado 18 de junho, a liderança da FFGB. Nomeadamente, os candidatos Augusto Viegas, apoiado pelo Futebol Club de Cuntum, Bubacar Conté Presidente da Liga dos Clubes, Caito Teixeira Presidente da Estrela Negar de Bissau, Hinum Embaló membro do Comité Executivo da FFGB cessante e Manuel Nascimento Lopes Presidente Cessante desta instituição federativa de futebol. No acto eleitoral, os trinta e seis clubes, entre os quais catorze da primeira divisão e Associações Desportivas cumpriram o processo, que culminou com a segunda volta entre os candidatos Manuel Nascimento Lopes com vinte nove votos expressos correspondente a 60% contra treze de Bubacar Conté, que veio conferi...

"ESTOU PRONTA PARA IR PARA A LUTA"DIZIA CARMEN PEREIRA EM 1961

Como é sabido, foi quarta-feira 8, a enterrar em Bissau, Carmen Pereira, figura histórica da luta de libertação da Guiné e de Cabo Verde. A ela dedicamos no domingo 12 de Julho a rubrica "África. Vozes Femininas"  em homenagem à sua vida e acção em prol da libertação e progresso da África. Fazemo-la repropondo aqui uma entrevista que ela concedera a Dulce Araújo, na Cidade da Praia, por ocasião do Simpósio Internacional Amílcar Cabral que se realizou de 9 a 12 de Setembro de 2004, na capital cabo-verdiana. Carmen estava ali em representação do PAICG, histórico Partido da Independencia dos dois países e que estava então no poder na Guiné-Bissau. Já de bengala, forte, e imponente, assim como também bonita, simpática e disponível a conversar, Carmén Pereira, falou dos cargos que teve no âmbito da luta de libertação, na  Frente de combate, como comissária política e como encarregada de Saúde. Foi também membro do Conselho Superior e do Comité Executivo ...