sexta-feira, 27 de maio de 2016
Guiné-Bissau com episódios contínuos de incerteza
Em Bissau a tomada de posse do Primeiro Ministro ontem nomeado que estava previsto tomar posse no fim da manha de hoje ainda está a deparar com muito atraso.
Contudo a cidade de Bissau agora voltou numa calma total aguardando o empossamento do novo governo e esperar o que poderá der e vier.
Enquanto isso, o Primeiro-ministro deposto afirmou esta quinta-feira que tudo acontecer no país e uma tentativa de criação de um governo de iniciativa presidencial com desígnios de pilotar a desordem para reverter a ordem constitucional.
Carlos Correia que falava perante os membros do Governo que passaram a noite inteira no Palácio do Governo, sublinhou que a nomeação do Baciro Dja como PM é ilegal. Porque compete o PAIGC enquanto partido vencedor das eleições para governar até a fim da legislatura. Mas as pessoas estão a ignorar isto, pretendem chegar ao poder a todo o custo por vias ilegais.
O PM disse que o Governo deposto enquanto não passar o poder ao novo Governo é detentor do aparelho admirativo do Estado.
Falando sobre a congelação das contas públicas pelo Ministério Publico, Carlos Correia sublinhou que a medida visa desrespeitar a ordem legalmente instituída e de mais leis em vigor. “O mais sedo ou tarde, vamo-nos ajustar as contas”. Conclui o PM
Rispito.com/Lai Balde-correspondente, 27-05-16
A empresa SEMLEX, apresentou esta terça-feira (13 de Março) o novo processo do Bilhete de Identidade Biométrico as autoridadesde Guiné-Bissau que pode ser usado também como passaporte no espaço da CEDEAO. Apresentação teve lugar no salão nobre do ministério da justiça na presença do primeiro-ministro indigitado pelo presidente da República, ministro da justiça e da defesa ambos do governo demitido, representante da União Africana e da CEDEAO. Momento antes da apresentação, o titular da pasta da justiça Rui Sanha, disse que o governo já tinha aprovado a introdução do novo bilhete de identidade da CEDEAO num dos conselhos dos ministros realizado em Setembro do ano passado. «Faz sentido proceder a apresentação pública do documento que será brevemente uma realidade no nosso país e que vinha sendo objecto de vários encontros e empenho preparativos com a empresa responsável pela produção do Bilhete de Identidade no nosso país desde 2006. Com efeito em Set...
Comentários
Enviar um comentário